Questão 32 - Químico(a) de Petróleo Júnior - Petrobras 2010.2

Responder
brunofrac
Mensagens: 26
Registrado em: Qua Ago 15, 2018 1:38 pm

Questão 32 - Químico(a) de Petróleo Júnior - Petrobras 2010.2

Mensagem por brunofrac » Seg Set 10, 2018 9:08 pm

Segue em anexo a resolução da questão 8 da lista.

Em caso de quaisquer dúvidas, podem contactar por e-mail ou mp.

Att

Enunciado:

8) (Químico(a) de Petróleo Júnior - Petrobras 2010/2) A combinação das Leis de Boyle, de Charles e de Avogadro gerou a Lei dos Gases Ideais, representada pela expressão . Essa é uma equação de estado que descreve a resposta de um gás ideal a mudanças de pressão, volume, temperatura e quantidade de moléculas. Entretanto, vários processos industriais e pesquisas em laboratório usam gases sob alta pressão ou em condições muito baixas de temperatura, condições às quais as leis dos gases ideais não são exatamente obedecidas. Nesses casos, o comportamento se assemelha ao dos gases reais. Em relação à teoria dos gases reais e ideais, afirma-se que

(A) em uma quantidade fixa de gás em temperatura constante, o volume é diretamente proporcional à pressão, segundo a Lei de Boyle.
(B) o volume de uma quantidade fixa de gás sob pressão constante varia inversamente com a temperatura, segundo a Lei de Charles.
(C) o volume ocupado por uma amostra de gás sob pressão e temperatura constantes é inversamente proporcional ao número de mols de moléculas presentes, segundo o Princípio de Avogadro.
(D) a equação do virial é uma equação geral usada para descrever gases reais e leva em consideração as forças de atração e de repulsão intermoleculares.
(E) a equação de van der Waals é uma equação de estado aproximada de um gás real que, independente da temperatura, inclui parâmetros relacionados somente com as forças de atração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Bruno Fracaroli Neves
Aluno de engenharia química - UFRJ

contato: bruno.fracaroli11@gmail.com
Responder